O Acompanhamento Pedagógico é uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. Mediante um planejamento individualizado. Este atendimento contempla a confecção de atividades específicas, planejamento, visitas às escolas, além de auxilio pedagógico em adaptações curriculares. A partir de um projeto de intervenção desenvolvemos atividades com as crianças e adolescentes com o objetivo de estimulá-las em seu desenvolvimento cognitivo e utilizamos como material de apoio: livros, revistas, jornais, internet, jogos, materiais adaptados, alfabeto móvel, registros, estimativas, cada um com objetivos pedagógicos.
O atendimento de Acompanhamento Pedagógico caracteriza-se por uma modalidade de atendimento prestado pelo CREIA –“Centro de Referência em educação Inclusiva Ativa”, no sentido de oferecer o suporte necessário ao educando com deficiência visual e baixa visão, da rede regular de ensino, para o acesso ao conhecimento indispensável ao êxito nas atividades constantes do ensino regular.
A professora Francisléia Rosário Martins, responsável pelo acompanhamento, ressalta que "o atendimento ocorre em um horário oposto da sala de aula de ensino regular (para os que freqüentam escola), por meio de trabalho coletivo ou individual. Atende-se crianças e adultos cegos e baixa visão utilizando-se materiais específicos como: máquina Perkins, reglete, punção, CCTV e demais materiais para deficiência visual, que se fizer necessário". O serviço prestado reúne recursos e estratégias que buscam promover o interesse do aluno, bem como oportunidade de acesso a bens e serviços, informações e relações no ambiente em que vive. Este suporte tende a oferecer a autonomia, a produtividade, a integração e a funcionalidade no ambiente escolar e comunitário.
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