12/05/2012

CREIA promove curso inclusivo de culinária



O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA) promoveu um curso de culinária destinado a 18 alunos com deficiência visual e auditiva. O treinamento integra a oficina de Práticas Educativas para uma Vida Independente (PEVI) que prepara o deficiente visual e surdos para realizar as atividades rotineiras de uma pessoa em seu lar, trabalho, escola e demais ambientes. “A existência dessa oficina é essencial, pois os educandos são preparados para ter uma vida o mais independente possível”, explica a gerente do CREIA, Sandra Peri.

O curso de culinária foi coordenado pela professora Genilce Sousa Alves Batista, e realizado no período de março a maio. “O sucesso foi tanto que surgiu a ideia empreendedora de aliar os talentos descobertos, a alegria deste trabalho a uma produção auto sustentável, gerando renda e elevando a autoestima”, declara a gerente. O resultado do curso pôde ser comprovado na tarde de quinta-feira (11) com a realização do Chá de Cozinha “Delícias do CREIA”, nas dependências do centro.

Para a realização do evento, o CREIA montou uma cozinha com fogão, freezer, microondas, vasilhame, sendo possível desenvolver as aulas de culinária da PEVI adequadamente.  Para a aluna Clesiane Fernandes de Souza, que possui baixa visão, o curso abre a possibilidade para a formação de quitandeiras. “Eu aprendi a fazer pão, rosca de abóbora. Essa oportunidade na cozinha abriu até meus olhos para começar a fazer e vender salgados, estou empolgada e com muita vontade de trabalhar, pois isso também é uma terapia para mim e para todos os outros alunos”.

Há dois anos no CREIA, Francisco Pereira da Silva afirma que a oficina do PEVI promove maior autonomia no dia a dia. “Estou aprendendo a fazer massas, pães, café, e estou até sabendo organizar armário. Para exercitar-me, faço minhas atividades aprendidas em casa. Também não posso esquecer de falar que até vasilhas estou lavando, e essa é uma das atividades que eu gosto”.  O resultado também é sentido no ambiente familiar. “Estou tento muito aproveitamento, tanto para meu bem estar, como para alegrar o meu maridinho Chico”, brinca Marlene Perpetua Mendes da Silva.


PEVI
Através do PEVI os educandos recebem treinamentos e são capacitados para desenvolver, de forma independente, os cuidados com a casa, cozinha, roupas. Cuidados essenciais relacionados à higiene pessoal como escovação, banho, cuidados pessoais, culinária entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário