O trabalho de "Alfabetização a tinta" realizado com alunos de baixa visão tem como finalidade contribuir o ensino-aprendizagem, estimularndo a utilização plena do potencial de visão e dos sentidos remanescentes e superando as dificuldades e conflitos emocionais.
De acordo com a Professora Kekeu, responsável pela Oficina, "como os alunos de visão subnormal enxergam usualmente letras e objetos grandes é necessário a intervenção do professor no uso de sua criatividade na adaptação de materiais pedagógicos, no preparo e aplicação de recursos visuais como cores vivas, letras, figuras ampliadas, e outros recursos do gênero. O material com um melhor visual terá maior receptividade e motivação".
O bom êxito desse trabalho é respeitar a individualidade de cada um e, principalmente, seu tempo de aprendizado e para isso é necessário que seu crescimento aconteça em ambiente harmônico, tendo por meta o desenvolvimento pleno da capacidade cognitiva do aluno com baixa visão, sem afetar o desempenho das atividades curriculares sistematizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário