26/02/2012

Fotos do espetáculo teatral "A casa fechada"


"A Casa Fechada", texto escrito por Roberto Gomes Ribeiro, finalizado em 23 de julho de 1919,  retrata uma cidade do interior abalada pela notícia de que uma das figuras mais conhecidas,  Maria das Dores, foi surpreendida traindo o marido, Matias, que a agrediu e expulsou de casa.

Os habitantes da cidade nada sabem de concreto a respeito do fato e, com curiosidade, reúnem-se em frente ao correio à espera dos acontecimentos. As personagens, que cercam a casa da adúltera, observam a dor alheia. E é exatamente essa observação que desencadeia confidências e revelações e que motiva a exteriorização das mágoas escondidas, do sadismo, da compaixão, dos preconceitos, da inveja e da maledicência.

A casa apresenta-se como símbolo de intimidade, de silêncio e de falsa paz. Ela é a representação da alegria, do drama e do sofrimento de Maria das Dores: na época feliz, com flores; na desgraça, sem elas e fechada. A ausência de Maria das Dores no palco é apenas corporal, porque a casa torna-se o símbolo de sua presença.

Os alunos de teatro do CREIA,  6 mulheres e 1 homem, sendo 4 deficientes visuais , 2 baixa visão e uma surda escolheram a peça como denuncia à violência contra a mulher , já que 2011 foi o ano de combate a violência doméstica.



Produção: CREIA
Direção: Elisângela Freitas  - Professora de Teatro do CREIA
Elenco:
Hariousto (Candonga);
Sara (D. Tereza);
Benedita (D. Sinfonia);
Marilene (Filhinha);
Maria Inocência (D. Eudóxia);
Joselaine (D. Ana)
Daiane (Ritoca)

Nenhum comentário:

Postar um comentário